Paranaguá, 20 de Março 2010.
A liberdade – Páscoa
Estamos nos preparando para a festa de Purim. (Festa esta celebrada pelo povo judeu, quando Deus mudou a sua sorte). Nesta festa o povo se consagrou três dias, colocando seus pedidos diante do altar do Senhor.
Nos dias 24, 25 e 26 de Março, dia da consagração, 27, e 28 de março; Celebraremos o “DIA DA NOSSA VITÓRIA” com uma apresentação especial. Quatro jovens se vestirão na tradição judaica.
Texto (Gn. 3:1-10)
Logo começaremos festa da Páscoa
A festa da páscoa é diferente daquela que os supermercados, as lojas e televisão estão anunciando. A páscoa bíblica originou-se mediante a libertação do povo Judeu, escravo pelos Egípcios.
Deus queria libertação do povo Judeu;
Deus também quer libertação do seu povo hoje!
Então, Como forma de punir quem bate de frente com Ele, Devido a uma resistência de Faraó, Deus mandou exterminar todos os filhos primogênitos do povo Egípcios.
Foi dessa forma que a páscoa ganhou sentido, os povos foram libertos, mediante a fuga pelo deserto, Deus abriu o mar vermelho.. Dando passagem ao povo a terra prometida.
A páscoa bíblica tem origem hebraica
(Passach) que sig. Passagem. Festa essa que deu sentido as famílias, e todo povo de Deus. Festa que não junta a família não é festa. A festa da Páscoa é uma comemoração da Família, com muitos alimentos, louvores e cumprindo a tradição. Para que? Para ensinar uma geração uma cultura cumprindo os princípios do Senhor.
Qual era a cultura hebraica sobre a celebração da Páscoa?
Nesta celebração podemos aprender e ver as promessas de Deus se cumprindo. Nas mesas, não podiam faltar:
A carne do cordeiro; (é o sacrifício de Jahwe, passando sobre as casas dos egípcios ferindo-os, e salvando as nossas casas)
O pão Azimos; (Quando o povo saiu do Egito, foi preparado as pressas, antes de o povo saírem do Egito, pães sem fermento, para nos ensinar que o fermento enche o pão, e que pode estragar toda a massa. Que assim dessa forma uma tonalidade a mais, pode também afetar o homem)
A erva amarga; (Representa todo trabalho duro, quando ainda estavam escravo)
Todo povo Judeu, celebram dessa forma, agradecidos a Deus. Celebram a liberdade ao serviço de Yeshua, aquele vive e Reina para sempre.
Até aproxima!